RENOVANDO a mente...


Renovando a mente...

Na carta de Paulo aos romanos, lemos:

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.
Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:1,2 (NVI)


Estes dois versos são extremamente poderosos na apresentação de uma vida espiritual que foi e que está sendo transformada por Deus. Não me ocuparei de toda a cosmovisão demonstrada aqui, somente me deterei no verso segundo, onde a renovação da mente é apresentada como catalisador de mudança interior e como caminho para uma vida de experiências com a vontade plena do Senhor.

A metamorfose descrita pelo apóstolo, só pode acontecer, se todos os itens deste mosaico estiverem em sintonia. Não sendo possível isso ocorrer, a mudança, a transformação e a experiência do discípulo cristão estará comprometida e danificada em seu efeito concreto. O esforço mental e comportamental não pode produzir esses resultados, pois são frutos espirituais e não humanísticos.

O versículo dois nos diz que nossa parte é a decisão pessoal de não tomar a forma, o molde, que o sistema de vida e de relações humanas promovem. Esse sistema possui um padrão que para si mesmo é aceitável, e, quase invariavelmente, oposto à Deus e à sua vontade. Ele cria um modelo de comportamento, de pensamento, de relacionamento pessoal e econômico que facilmente envolve a todos.

O nosso papel, a partir desse conhecimento, é rejeitar aquilo que não é bom e espiritualmente benéfico, confrontando tudo com as novas informações e com nova natureza que Deus, em Cristo e por sua Palavra, vai implantando em nós, à medida que nossa relação com Ele cresce. Quanto mais adoramos e conhecemos a Deus, seu Cristo, sua Palavra e mantemos comunhão com o Espírito da graça, mais nos transformamos.

Aqui reside o ponto central do que propomos: a transformação, e, consequentemente, a rejeição do padrão mundano se dá, na proporção de recebemos mais da mente renovada. Quando isso acontece, vamos dia a dia, tendo novas experiências com a vontade de Deus, que é revelada como uma coisa boa, perfeita e agradável, e não o contrário. Como a mente é renovada? Quais mecanismos podemos usar para obter esse resultado?

Em primeiro lugar, a mente do cristão e da cristã é renovada pela Palavra de Deus. Como isso não queremos dizer que é um caso apenas de leitura da Bíblia, mas de um verdadeiro devocional diário. Tem que haver, leitura, pausa para reflexão, adquirir revelação e entendimento do texto, coerência na aplicação posterior. E não se esquecer que isso é feito em espírito de oração, pedindo ao Espírito Santo que nos conceda luz e sabedoria espiritual.

Na carta aos colossenses nos é dito que a palavra de Cristo deve habitar ricamente a nossa mente (Colossenses 3:16), a fim de manifestarmos uma nova natureza. Tiago nos fala que fomos criados (gerados) pela palavra da verdade e feitos primícias espirituais para Deus (Tiago 1:18), e o apóstolo Pedro nos ensina que nascemos de novo por esta palavra incorruptível e que permanece para sempre (1 Pedro 1:23). Portanto, a Palavra de Deus, trabalhada pelo Espírito Santo em nós é o maior e mais elevado meio de renovar a mente das pessoas.

Em segundo lugar, aquilo que alimenta de forma cotidiana a nossa mente e pensamentos, embora não possam de fato produzir transformação espiritual, porque são produtos humanos, podem, contudo, criar obstáculos para que não acessemos e manifestemos a transformação pela renovação da mente. É necessário irmos um pouco mais fundo neste quesito.

Aquilo que lemos, seja nos livros, nas revistas e nos jornais impressos; aquilo que assistimos na TV, no cinema, nas séries ou nos documentários; aquilo que estudamos na escola, em algum curso ou na universidade; o conteúdo que consumimos nas redes sociais e na Internet, tem um certo grau de influência sobre nossos pensamentos que é facilmente percebido pela linguagem, escrita e fala que expressamos. Essas coisas não nos transformam como a Palavra o faz, mas têm a capacidade de bloquear a manifestação dessa transformação por causa de nossa aceitação natural a tudo isso, isto é, à cultura que o sistema produz.

O caminho proposto pela Escritura para resolver esse dilema secundário é relativamente simples. Não nos é exigido que saiamos do mundo, segundo Cristo e a mentalidade apostólica (João 17:15 e 1 Coríntios 5:9-11), mas somos ordenados a sermos críticos, a retermos apenas aquilo que não fere os princípios divinos que nos foram revelados (1 Tessalonicenses 5:23), e a utilizarmos um filtro mental especial, contendo oito “mecanismos de busca” e de “bloqueios virtuais”, que farão o trabalho de eliminar a sujeira mental produzida pelo sistema, de abrir caminho para acessarmos a renovação da mente e expressarmos em nosso viver diário a transformação gerada por Deus.

Esse é um processo que todos os cristãos e cristãs têm de fazer por toda a vida. Sejam teólogos, pastores, mestres, ministros diversos ou discípulos, todos estamos no mesmo barco. É importante terminar lendo juntos o texto do filtro mental especial:

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Filipenses 4:8 (NVI)

Mão à obra, ou mentes à obra!


Carlos Carvalho, Bp.
23 de agosto de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Retorno do trono de Satanás

As Panelinhas nas Organizações