SABEDORIA PARA PLANEJAR



Podemos conviver tranquilamente com a falta de planejamento em nosso viver diário, mas isso não significa que as coisas estão indo bem. O fato de que em boa parte de nosso tempo não percebamos os malefícios da falta desta prática, isto não indica que não haja prejuízos.

 

Como brasileiros de um modo geral, nos reconhecemos como pessoas que não planejam, que não previnem ou que não antecipam movimentos, deixando as ações sempre para quando “o leite já derramou” ou para depois, quando aliviamos os problemas com paliativos que de fato não resolvem as consequências advindas de nossa imprudência.

 

É ruim planejar, é cansativo fazer os planos necessários, é estressante tentar prever e pensar possíveis movimentos futuros, é negativista construir o plano A ou o B, dá nervoso focar em certos resultados e não é prazeroso ficar repetindo quais os passos necessários para alcançar os objetivos e propósitos que foram traçados por ninguém mais que você mesmo. Mas essas são as regras do jogo. Escute o Mestre:

 

“(28) Pois qual de vocês, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? (29) Para não acontecer que, tendo lançado os alicerces e não podendo terminar a construção, todos os que a virem zombem dele, (30) dizendo: ‘Este homem começou a construir e não pôde acabar.’” (Lucas 14:28-30)

 

Claro também está que a mesma Escritura nos ensina equilibradamente a não fazer planos minuciosos para o futuro, porém, não é um convite ou uma ordem para se entregar ao acaso, à sorte ou à inércia, mas a confiar no Eterno para que esses planos e projetos sejam realizados. Diante da concreta incerteza do futuro, a fé e a confiança naquele cujo o tempo está em seu completo domínio, é um ato de inteligência e sabedoria e não de cegueira mental.

 

“(13) Escutem, agora, vocês que dizem: ‘Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e faremos negócios, e teremos lucros.’ (14) Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa. (15) Em vez disso, deveriam dizer: ‘Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.’” (Tiago 4)

 

Carlos Carvalho

Escola de Gestão da Vida / Casa de Sabedoria / Escola do Pensamento / Instituto Vocacionados (PLB 14122020)

#escoladegestaodavida #casadesabedoria #escoladopensamento #institutovocacionados #carloscarvalho #bispocarloscarvalho #tempo #Planejamento #planos #futuro


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mal Social

A Cultura do Depois

O Retorno do trono de Satanás