Consumismo & Engano



Consumismo & Engano
Como a lógica e o raciocínio podem nos ajudar a evitar as ilusões do marketing sanguessuga

Em uma certa loja, esperando a esposa, deparei-me com um produto para cabelos no qual estava escrito:

“Shampoo Antirresíduos – remove os resíduos deixado[1] por cremes e condicionadores que bloqueiam a vitalidade dos fios capilares.” (grifo nosso)

Fiquei por um momento a pensar se o que estava lendo era mesmo o que via. Depois de minha inicial perplexidade ponderei sobre como as pessoas são levadas pelo consumismo e enganadas de tal forma que beira a um entorpecimento da mente. Porque digo isto? Por algumas razões.

1)      A empresa declara no rótulo de sua embalagem que os produtos capilares, como cremes e condicionadores deixam resíduos que bloqueiam a vitalidade dos fios dos cabelos.
2)      A empresa fabrica esses produtos.
3)      A empresa sabe que seus produtos prejudicam a vitalidades dos cabelos.
4)      A empresa, então, cria um terceiro produto que “desfaz” os males dos primeiros que ela fabricou.
5)      A empresa ganha três vezes sobre os produtos capilares que fabrica: uma com os cremes, duas com os condicionadores – os que prejudicam a vitalidade dos fios de cabelo – e uma terceira com a solução para o problema criado por ela.

Ou o capitalismo é muito esperto, ou nós somos verdadeiros consumistas desatentos. Qual seria a solução para o problema? Me parece ser eliminar o mal pela raiz: Não comprar nenhum produto, pois o rótulo nos diz, em segunda instância, que os nossos fios capilares não precisam deles.

Carlos Carvalho
Escola de Gestão da Vida
Lima & Carvalho Treinamento Ltda.
#EscoladeGestãodaVida #EscoladoPensamento #CasadeSabedoria #CarlosCarvalho #LimaeCarvalho #Autotransformação


[1] Esta é a palavra exata que estava no rótulo. A conjugação verbal estava errada. Deveria ser “deixados”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Retorno do trono de Satanás

As Panelinhas nas Organizações