Consumismo & Engano
Consumismo & Engano
Como a lógica e o
raciocínio podem nos ajudar a evitar as ilusões do marketing sanguessuga
Em uma certa loja, esperando a
esposa, deparei-me com um produto para cabelos no qual estava escrito:
“Shampoo Antirresíduos – remove os
resíduos deixado[1]
por cremes e condicionadores que bloqueiam a vitalidade dos fios capilares.” (grifo nosso)
Fiquei por um momento a pensar se
o que estava lendo era mesmo o que via. Depois de minha inicial perplexidade ponderei
sobre como as pessoas são levadas pelo consumismo e enganadas de tal forma que
beira a um entorpecimento da mente. Porque digo isto? Por algumas razões.
1) A
empresa declara no rótulo de sua embalagem que os produtos capilares, como
cremes e condicionadores deixam resíduos que bloqueiam a vitalidade dos fios
dos cabelos.
2) A
empresa fabrica esses produtos.
3) A
empresa sabe que seus produtos prejudicam a vitalidades dos cabelos.
4) A
empresa, então, cria um terceiro produto que “desfaz” os males dos primeiros
que ela fabricou.
5) A
empresa ganha três vezes sobre os produtos capilares que fabrica: uma com os
cremes, duas com os condicionadores – os que prejudicam a vitalidade dos fios
de cabelo – e uma terceira com a solução para o problema criado por ela.
Ou o capitalismo é muito esperto,
ou nós somos verdadeiros consumistas desatentos. Qual seria a solução para o
problema? Me parece ser eliminar o mal pela raiz: Não comprar nenhum produto, pois o rótulo
nos diz, em segunda instância, que os nossos fios capilares não precisam deles.
Carlos Carvalho
Escola de Gestão da Vida
Lima & Carvalho Treinamento Ltda.
#EscoladeGestãodaVida
#EscoladoPensamento #CasadeSabedoria #CarlosCarvalho #LimaeCarvalho
#Autotransformação
[1]
Esta é a palavra exata que estava no rótulo. A conjugação verbal estava errada.
Deveria ser “deixados”.
Comentários
Postar um comentário