Um Golpe de Estado: um voo rasante na História


Um Golpe de Estado
Um voo rasante na História

Num golpe de Estado, o controle do Estado passa subitamente das mãos de um governo constitucionalmente eleito para outro grupo de governantes. Golpe de Estado, por toda a história, tornou-se a representação das vias excepcionais de tomada do poder, normalmente recorrendo ao apoio militar ou de forças de segurança.

Golpes de Estado são característicos de momentos em que grupos políticos de oposição extrapolam a legalidade e, por vezes, fazem uso da violência para derrubar um governo legítimo. Na história desses eventos[1], é comum de se observar o sítio às sedes dos governos para expulsar os governantes, ocorrendo, às vezes, até execução de membros do governo deposto.

É normal que se ocorra justamente com o Golpe de Estado a suspensão do poder Legislativo, a perseguição aos oposicionistas, apoio de setores da sociedade civil, instauração de regimes de exceção e decretação de novos meios jurídicos.

Não se deve confundir Golpe de Estado com revolução ou com guerra civil, que é um confronto generalizado e de maior duração; com motins, que é uma desobediência de um grupo de soldados com intuito de derrubar um governo; e com revoltas, que são promovidas por multidões que ocupam violentamente espaços públicos.

Portanto, mencionar em nosso país, sequer a ideia de Golpe de Estado, é, no mínimo, um profundo ou deliberado desconhecimento da História e do poder de nosso sistema democrático em vigor, que torna praticamente impossível que algo desta natureza volte a acontecer.

Cícero (106 - 43 a.C.) usou certa vez, a expressão: “Calamitate docti”, que significa “doutrinados pela calamidade” para se referir às guerras de Mitridates em 88 a.C., que teve como resultados uma grande crise financeira em Roma e na sua província asiática (Anatólia Ocidental) com enormes perdas econômicas.

Não podemos aceitar uma mentalidade e palavras insensatas que querem provocar reações equivocadas e não verdadeiras em nossa nação.


Carlos Carvalho
Teólogo e Cientista Social



[1] Aqui está uma lista dos Golpes de Estado na História: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_golpes_de_Estado_e_tentativas_de_golpe. e também outros auxílios sobre o tema: http://www.rebelion.org/noticias/2011/1/119798.pdf, http://en.scientificcommons.org/59642636

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Retorno do trono de Satanás

As Panelinhas nas Organizações